Quem sou eu

Minha foto
Pare o trem por que eu quero descer.

terça-feira, outubro 26, 2010

Estamos pirateando o evangelho?

Hoje vendo um filme na faculdade na aula do professor Jonathan (Teologia Contemporânea e Ética) vi no inicio a propaganda dizendo sobre ao males de se comprar filmes piratas.
Isto chamou á atenção de alguns alunos que junto ao professor decidiram marcar uma data para falar sobre o assunto e outra coisa me fisgou:
_ A pergunta crua, simples e pontual- o evangelho que vivo e prego não tem sido pirata?
Pirata é o homem ou mulher que, segundo a historia, navega os mares para roubar navios e sua tripulação, mas no popular pirata é algo que veio do original, mas não é original e também chamado comumente de genérico.
O evangelho parece que em sido tratado com pirata, barato, popular (no sentindo de sem qualidade).
Tenho observado isto neste ano eleitoral onde “lideranças” evangélicas tem se posicionado em relação ao pleito e cada um a sua maneira, mas todos em nome do seu divino e usando a Bíblia que se torna a segurança de suas palavras como se fossem os profetas do antigo testamento que antes de falarem ao povo diziam: Assim diz o Senhor Jeová... Entre outras maneiras.
Acontece que tais lideres usam a Bíblia não para dar a palavra mais segura, mas me parece que suas palavras já caíram na vala comum á algum tempo.
Observo também nos tele-evangelistas que para provar que a prosperidade realmente existe sugam até o final cada um de seus membros e caso não chegue esta alegria da finança sem fim é por que membro não possui a fé que “move montanhas” num misto de paralisia mental e recriação de uma nova humanidade que se impede a usar o cérebro e isto não é só com os mais simples, sem cultura ou pobres, recentemente li no blog
WWW.coisado.com o testemunho de um médico que queria deixar tudo para viver a prosperidade pregada á cada esquina dos locais que tenho vivido.
Um evangelho pirata que afasta o crente da necessidade de parecer com Cristo a cada dia já que Cristo não poderia ser visto na maioria das igrejas.
Entendo que ,assim como o filme, pirata pode financiar mazelas pelo evangelho pirata cria pessoas ruins que vive um mundo do tamanho de seus umbigos, de suas caixas de crendices exotéricas e místicas sem caráter cristão que ao contrario de Cristo se preocupa com o todo e tudo um evangelho que religa o todo ao divino e todos por todos.
Quero muito deixar de olha para isto e quando estou conseguindo alguém compra um avião para viver sua realidade religiosa e no contra-sensos seus liderados passam fome para poder suster sua luxuria e isto faz renascer a minha vocação profética de denuncia e renuncia.
Bom, preciso deixar que o nome do blog preste seu serviço e te convido a dialogar sobre o assunto.
Até breve, enquanto o breve for nosso futuro...
(este texto também esta no blog www.abertoaodialogo.blogspot.com)

Nenhum comentário: